segunda-feira, 2 de julho de 2012

Profissão Coveiro

Coveiro ou sepultador

 

"Indivíduo que abre covas para cadáveres"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um coveiro ou sepultador?

Coveiro, ou sepultador é o profissional que trabalham garantindo a organização dos cemitérios, a limpeza das covas e jazigos, cavando e cobrindo sepulturas, carregando caixões, realizando sepultamentos e exumações, entre outras funções. Geralmente, a administração do cemitério é realizada por uma equipe de coveiros e serventes, além de um profissional de chefia que faz a organização financeira e administrativa.

Quais as características desejáveis para ser um coveiro ou sepultador?

Para ser um coveiro o profissional não pode ser facilmente impressionável e deve ser corajoso. Outras características desejáveis são:
  • responsabilidade
  • dinamismo
  • metodologia
  • força física
  • facilidade de lidar com as pessoas
  • disposição
  • raciocínio rápido
  • capacidade de organização
  • capacidade de observação

Qual a formação necessária para ser um coveiro ou sepultador?

Não existe formação específica para ser um coveiro, porém, a exigência dos empregadores varia entre nível fundamental incompleto a completo. É interessante quer o profissional participe de cursos e treinamentos, para se destacar na área.

Principais atividades

  • preparar sepulturas, escavando a terra e escorando as paredes da abertura, ou retirando a lápide e limpando o interior das covas já existentes, para o sepultamento
  • carregar e colocar o caixão na cova aberta
  • manipular as cordas de sustentação, para facilitar o posicionamento do caixão na sepultura
  • fecha a sepultura, recobrindo-a de terra e cal ou fixando-lhe uma laje, para assegurar a inviolabilidade do túmulo
  • manter a limpeza e conservação de jazigos e covas
  • realizar exumação dos cadáveres
  • realizar, em alguns casos, a cremação do cadáver
  • zelar pela conservação de cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho
  • zelar pela segurança do cemitério

Áreas de atuação e especialidades

O coveiro ou sepultador trabalha no espaço do cemitério, que por sua vez, pode ser público ou particular. No caso de cemitérios públicos, o coveiro é servidor público, contratado, portanto por meio de concurso.
Mercado de trabalho
O mercado para o coveiro é amplo e continuará assim, pois esse tipo de trabalho será sempre necessário. Além de realizar as operações de sepultamento e exumação, o trabalho do coveiro é extremamente importante, pois é ele quem mantém limpos e organizados os jazigos e covas e zela pela segurança do cemitério.

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/coveiro-ou-sepultador

35 comentários:

  1. quanto ganha em media um coveiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por quatro hora de trabalho sim mai insalibrida de vinte 20% a 40% conforme o grau de contaminação

      Excluir
    2. Moro em são lius maranhao como fasso pra saber quando vai ter um corcurso pra coveiro?

      Excluir
    3. Luis e concurso desculpa erro kkk

      Excluir
  2. Respostas
    1. depende se voce trabalhar 4 hoas por dis sim e 6horas dia ja poda atingir 1078 e oito horas dias pode atingir 1612,49 e insalubridade de 20%a 40%com forme o grau de contaminação

      Excluir
    2. Ola amigo pode me tirar uma dúvida por favor eu sou coveiro na cidade de cotia e nao tao querendo me deixar fazer hora extra tenho medo de ser mandado em bora por justa causa bhh

      Excluir
  3. leanddro henrique teixeira22 de agosto de 2016 às 15:41

    Eu ganho 1068 so

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o sait www.sec-sp.com.br ti da uma noção do valo .tem valor de 4horas dia ,6horas dia 8horas dia todos com direito de insalubridade de 20% a 40% com forme o grau de contaminação .seu valor que voce postou se for para 6hora pode tar poximo .com mais a insalubridade

      Excluir
    2. Gostaria de trabalhar na área de coveiro..
      Como faço pr ser contratado.
      Procuro quem ...?

      Excluir
  4. como fasso pra ser um coveiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prestando concurso publico ,ou sem em empresa privada

      Excluir
  5. Eu quero ser um coveiro !!!! Ande eu coloco o currículo é no próprio cemitério a onde eu desejo trabalhar!!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em empresa privada ,voce procura o setor responsavel ,,e em empresa publica so atravez de concurso publico,,,,

      Excluir
    2. Eu moro na Paraíba e trabalho como coveiro mas não recebo a salubridade como eu faço para receber e preciso acionar a justiça pra receber

      Excluir
  6. Nunca trabalhei nisso... meu sonho é essa profissão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vo não adianta sonhar ,oque voce tem que ter é corage,ablilidade para ,atender pessoas ,pensar rapido .decisão precisa ,etc,,

      Excluir
    2. voce não adianta sonhar ,oque voce tem que ter é corage,ablilidade para ,atender pessoas ,pensar rapido .decisão precisa ,etc,,

      Excluir
  7. Trabalho 8hora por dia ganho so 1100 tenho filha e nao tenho abono e nem insalubridade

    ResponderExcluir
  8. Se VC for concursado procure o setor financeiro da prefeitura e solicite o adicional de insalubridade. Se for de empresa privada é obrigação do empregador pagar esse adicional, pois está na lei.

    ResponderExcluir
  9. sou do sexo feminino vou presta concurso na minha cidade para essa proficao e quero muito passar alguém aí que conhece alguma mulher q faz esse trabalho

    ResponderExcluir
  10. Sou coveiro da Cidade de Barueri, ganho 2.000,00 por mes,pouco pra quem trabalha muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou ex coveiro 2 anos e 4 mes de profissao chama zap 48 96403538

      Excluir
  11. Acabei de passar em um concurso para coveiro e gostaria de saber se eu tenho a tira o mato que cressi no semiterio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente alguns municípios incluem essa tarefa a função do coveiro, VC terá q consultar o setor de recursos humanos da prefeitura para se informar. Quando trabalhei de coveiro fui obrigado a fazer o serviço de limpeza e carpinagem do cemitério. Na época eu só fazia esse serviço no dia em que não houvesse sepultamentos.

      Excluir
  12. Eu trabalho 8 horas recebo o salario mínimo + 40% eu deveria receber mais?

    ResponderExcluir
  13. Quero é assinar o livro efetivar e continuar estudando para outros concursos

    ResponderExcluir
  14. Quanto que o coveiro deve cobrar por uma exumação

    ResponderExcluir
  15. Olá eu sou coveiro a 6 anos e ganhava 1662 já com o desconto de 16% , reduziram mais um pouco e nos últimos 4 mes estou ganhando só 1246 , alegaram que a prefeitura tá em crise por esta razão diminuíram meu salário, disseram que ano que vão normalizar , pois só servidor não concursado , sou prestador de serviços pela prefeitura de sfx.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou aguardando sair o concurso para mim fazer a prova.

    ResponderExcluir